terça-feira, 28 de setembro de 2010

Avaliação da Disciplina

Pela primeira vez em 25 anos de estudo (contando que entrei na escola aos 5 anos) me é dada a tarefa de avaliar uma forma de ensino sem o lugar comum do questionário para preenchimento anônimo ao fim do curso - isso quando o professor oferece essa oportunidade. No entanto, o professor foi mais longe do que qualquer um poderia imaginar antes de iniciar a disciplina, criou uma avaliação durante a disciplina que nos dá a oportunidade de interagir e, se necessário, redirecionar o rumo das coisas. Essa postura já mereceria 10.

Aí vai um exemplo de que, assim como fez o Juarez, é possível fazer muitas coisas de formas diferentes.



Porém, como também já não nos resumimos ao que éramos antes de iniciar a disciplina sinto que tenho a obrigação de no mínimo ressaltar pontos positivos, negativos e propor novos direcionamentos ao gestor! rs.

Considero pontos fortes

- Cronograma
- Postura empática, cooperativa, justa, coerente, participativa do professor (enfatizando que ele nos chamou pelo nome desde os primeiros minutos da primeira aula!)
- Participação de convidados referência em suas áreas de atuação
- Respeito aos horários combinados (o que cá entre nós não é um costume na UNIFESP)
- Escuta cuidadosa dos comentários dos alunos mesmo quando as divagações fogem do tema principal. Entendo isso de fato como um espaço para participação genuína dos alunos com sua bagagem pessoal e profissional.
- Utilização de técnicas de ensino variadas.

Pontos a serem repensados

- Pouca participação dos alunos no blog.
- Exigência além da carga horária para visitas e avaliação de serviços

As propostas de novos direcionamentos podemos discutir em sala de aula.

Um abraço

Pedro

3 comentários:

  1. Ola Pedro
    Não posso deixar de comentar esse video, ficou fantástica essa versão de Live and Let Die. (Acho que vou trocar meu piano por um desses rs)
    Inclusive trago uma frase dessa musica que diz:
    "when you got a job to do, you got to do it well"
    "quando você tem um trabalho a fazer, você tem que fazer direito"

    E é isso que o professor espera de nós e é assim que vejo o seu modo de trabalhar. Não está ali pra fazer número, apresentar um conteúdo por apresentar, sem motivo. Quando os alunos pensam assim também a disciplina tem um excelente desenvolvimento.

    Essa disciplina foi muito boa para mim. Como disse em aula, eu tinha uma visão "quadrada" das coisas, principalmente sobre avaliações. A disciplina, os conteúdos e o professor ajudaram muito nesse meu processo de transformação, mas vocês, colegas mestrandos, foram mais que fundamentais.
    Essa disciplina esta fazendo eu experimentar elementos doces, salgados, amargos e até mesmo azedos!! Mas como nutricionista que sou, digo, alguém vive só do doce? Tem "doces" a vida toda?Temos que experimentar, testar, arriscar para assim experienciar!
    Abraços à todos

    ResponderExcluir
  2. mto bom o vídeo, Pedro!
    aprecio também as palavras peculiares de nosso colega Diogo, e acrescento que a participação conjunta de todos os atores acima citados, contribuem diretamente para que a construção do conhecimento, seja menos árdua, como parecia no início, mas não que está sendo moleza (risos)
    abraços a todos

    ResponderExcluir
  3. Muito bom o vídeo! E os comentários do Pedro, agora acrescidos daqueles da Carina e do Diogo.
    Minha experiência com essa turma, nessa disciplina, é de que é possível ser sério sem ser sisudo, aprender sem sofrer por isso e deixar que os afetos circulem sem que tudo vire uma gelatina por causa disso.
    E, como dito pelo Diogo, sem a pretensão de querer tudo mono-gosto ou monó-tono!
    Vamos em frente! Nos vemos no 13!
    Abcs

    Juarez

    ResponderExcluir