quinta-feira, 23 de setembro de 2010

avaliação da disciplina: algumas reflexões...

Primeiro dia de aula. O itinerário proposto para a disciplina de avaliação de programas e serviços partiu de um planejamento sistemático, e junto ao professor, fomos apresentados a um cronograma que ofertaria novas experiências e articulações teórico-prática. E, naquele momento, os balões de pensamento, bem semelhante aqueles dos livros em quadrinhos, foram se formando e pressupondo que seria prudente a (re)significação de conceitos e práticas previamente vivenciadas. Que desafio!

E, impulsionada pelo desafio, a avaliação passou a fomentar um aprendizado com significado, e a disciplina ganhou mais sentido, sobretudo após apropriação de sua aplicabilidade, e ao enfoque que a interdisciplinaridade pretende abarcar, marcada no Campus Baixada Santista da Unifesp, pelo Programa de Pós-Graduação Interdisciplinar em Saúde.

Pronto. Gota-a-gota as indagações iniciais foram configuradas. Então, em meio à nova concepção, vínhamos embricados numa prática de ensinagem sustentada por diferentes estratégias que perpassava entre estudo de texto, solução de problemas e exposição-dialogada às considerações finais, onde classicamente os atores envolvidos no processo estavam dispostos em círculo. E nesse sentido, há um envolvimento e participação do grupo de interesse, uma vez que a disciplina trouxe um exercício do diálogo, e vem superando a dicotomia “Você aprende. A gente ensina”, bem como as “informações depositadas”, como dizia Paulo Freire.

Através da avaliação participativa experienciada, foi possível agregar novos valores antepostos à subjetividade que compunha o objeto, e repensar a prática avaliativa. E, surpreendidos novamente, quando o professor continuou a participar, em encontro subseqüente, ao nos abrilhantar com seu capítulo de livro, que lá estávamos presentes, cada ator em seu objeto e/ou significado de comoção, risos e lágrimas.

Contudo, expresso minha estima pelo conjunto da obra e toda reflexão que tem sido proveniente, como cá estou aprendendo, não somente a aprender a avaliação, mas além, a “desacelerar o tempo que se passa”.


Abraços,

Carina

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