terça-feira, 21 de setembro de 2010

Avaliação da disciplina.

No 1º dia, com a apresentação da disciplina, o calendário das aulas...a primeira vista, um professor

muito organizado, tentando usar o tempo sem desperdícios. Mas, quais desperdícios? Menos, o da exigência rigorosa das tarefas e mais da fluidez da aprendizagem que se dá na relação com o outro, e do encontro da vida real. Uma disciplina muito bem planejada, mas não tão planejada a ponto de não poder acolher o inusitado: o choro, o riso, o mal-estar, o relato longo das experiências, a escuta...escuta.

Adorei estar com todos vocês. E oferto, abaixo, um poema que encontrei, que expressa, também

o que foi para mim a disciplina.

Um grande abraço

Eliana Rocha


POEMA DE AVALIAÇÃO

Por Heveraldo Galvão


Quando eu penso em educação

Também falo em avaliação

O conhecimento tem sede

Das habilidades e conhecimentos em rede

O processo se inicia na sua concepção

E tem o registro, como instrumento de formação

E tudo compõe um processo inclusivo permanente

Valores e princípios, que ficam fazendo parte da gente

Planejamento, mediação e avaliação

Desenvolvem competências de mediação

O sucesso dessa turma, com a /O (JUAREZ)Célia, a gente cria, a gente faz

Amizades, experiências e lembranças, na nossa educação para a paz.

3 comentários:

  1. Interessante as colações da Eliana e sua abertura para ver que o que parecia se anunciar na verdade não se confirmou.,,
    Chama também a atenção que ela dá a entender um certo "fim da disciplina". Avaliação está sempre ligada ao final do processo. Mas bem que poderia ocupar outras partes também, não?

    ResponderExcluir
  2. Aprecio as contribuições de Eliana, e colocação do Prof Juarez quanto a não confirmação da verdade inicial...

    Agora quanto as teorias de avaliação do processo, acredito, sobretudo, na avaliação participativa, que seja uma construção contínua e articulada, onde contribua para o engajamento entre os diferentes atores.

    ResponderExcluir