No 1º dia, com a apresentação da disciplina, o calendário das aulas...a primeira vista, um professor
muito organizado, tentando usar o tempo sem desperdícios. Mas, quais desperdícios? Menos, o da exigência rigorosa das tarefas e mais da fluidez da aprendizagem que se dá na relação com o outro, e do encontro da vida real. Uma disciplina muito bem planejada, mas não tão planejada a ponto de não poder acolher o inusitado: o choro, o riso, o mal-estar, o relato longo das experiências, a escuta...escuta.
Adorei estar com todos vocês. E oferto, abaixo, um poema que encontrei, que expressa, também
o que foi para mim a disciplina.
Um grande abraço
Eliana Rocha
POEMA DE AVALIAÇÃO
Por Heveraldo Galvão
Quando eu penso em educação
Também falo em avaliação
O conhecimento tem sede
Das habilidades e conhecimentos em rede
O processo se inicia na sua concepção
E tem o registro, como instrumento de formação
E tudo compõe um processo inclusivo permanente
Valores e princípios, que ficam fazendo parte da gente
Planejamento, mediação e avaliação
Desenvolvem competências de mediação
O sucesso dessa turma, com a /O (JUAREZ)Célia, a gente cria, a gente faz
Amizades, experiências e lembranças, na nossa educação para a paz.
Interessante as colações da Eliana e sua abertura para ver que o que parecia se anunciar na verdade não se confirmou.,,
ResponderExcluirChama também a atenção que ela dá a entender um certo "fim da disciplina". Avaliação está sempre ligada ao final do processo. Mas bem que poderia ocupar outras partes também, não?
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirAprecio as contribuições de Eliana, e colocação do Prof Juarez quanto a não confirmação da verdade inicial...
ResponderExcluirAgora quanto as teorias de avaliação do processo, acredito, sobretudo, na avaliação participativa, que seja uma construção contínua e articulada, onde contribua para o engajamento entre os diferentes atores.